Por Iara Nunes
A década de 90 foi marcada pela maior diversificação do setor industrial em Goiás, com expansão de fábricas de medicamentos, veículos e produção de etanol – além de forte avanço do agronegócio que já ostentava bons números. Na área comercial, muitas empresas aproveitaram essa expansão. A Belcar Veículos é uma das empresas que despontaram nessa época. Quem acompanhou o seu surgimento não imaginaria que após 28 anos a empresa contaria com faturamento de R$ 556 milhões (acumulado de janeiro a setembro deste ano), e comercializaria, em média, 20 veículos por dia. E também não apostaria todas suas fichas que um gerente comercial e uma gerente administrativo-financeiro teriam, em Goiânia, sete concessionárias. São três lojas da Volkswagen, duas da Fiat, uma Mitsubishi e uma Yamaha, com dois pontos-de-vendas.
Voltando no tempo, naquele 1º de abril de 1993 era inaugurada, no Setor Norte Ferroviário, a primeira unidade da Belcar. Bem menor do que a estrutura de hoje, a concessionária já contava com todos os departamentos de vendas, pós-vendas, peças e administrativo. Alugado, o espaço não era adequado para acomodar bem os colaboradores. No quadro societário da empresa, o mesmo desde a sua fundação: Shirley Leal e Claudionor Rodrigues. No início, os dois arriscaram alto: venderam todo o seu patrimônio e juntaram as suas economias como funcionários da Govesa para montar a Belcar.
O tempo passou e a empresa pôde expandir. Em 1996 os empresários inauguraram a sua primeira sede própria. “Era um espaço bem mais amplo, com 6.220 m², e seguia todos os rigorosos padrões internacionais da Volkswagen”, conta a empresária.
Se manter tantos anos no mercado foi possível, segundo Shirley, devido a alguns diferenciais específicos frente à concorrência.
“Sempre oferecemos atendimento personalizado. Estar próximo ao cliente, fazer negociações diferenciadas, priorizar qualidade de atendimento e estrutura são nossas prioridades desde o início”.
A soma disso, continua Shirley, resultou em credibilidade e responsabilidade dos dias atuais. A Belcar sempre atuou com seminovos, e conta, desde 2012, com a Belcar Investcar. “O cliente quer a facilidade de vender o seu carro e já comprar outro no mesmo lugar. Além disso, o segmento seminovos responde por 9,5% do faturamento da Belcar.”
“Sempre oferecemos atendimento personalizado. Estar próximo ao cliente é a história da Belcar” Shirley Leal, diretora do Grupo Belcar.
Uma história de reconhecimento
Em 1997, a Belcar conquistava pela primeira vez o prêmio Maiores do ICMS e a certificação ISO 9001. Os negócios continuavam a prosperar e em 2003 a empresa se tornava o Grupo Belcar, com a inauguração da Belcar Motos, a maior concessionária Yamaha da região.
Em 2007 a empresa completou a sua primeira década. Já nos primeiros meses daquele ano, a participação nas vendas de Goiás superou os 30% e no primeiro semestre a oficina atingiu a marca de 14 mil veículos atendidos, obtendo o primeiro lugar do Estado em peças e acessórios. Foi nesse mesmo ano que o grupo inaugurou a Belcar Detran, com moderna estrutura de atendimento e ainda conquistou pelo primeiro ano o Diamond Pin, comenda mundial da VW.
Shirley conta que ela e o sócio viram a oportunidade de consolidar a marca VW em Goiânia e investiram na área que tinham conhecimento: concessionária.
“Com isso abrimos três lojas e mesmo com o fechamento da Govesa, fizemos questão de mostrar à montadora que daríamos conta do recado e atender a praça juntamente com a outra concessionária da marca na capital.”
Em 2008, a Belcar conquistou mais um prêmio: foi eleita a Melhor Concessionária do Brasil pela Revista Carro – repetindo o feito em 2010 e 2012. Desde então, a empresa frequenta o TOP 10 Volkswagen, figurando entre as 10 melhores revendas do Brasil no ranking VW, e obtendo o Diamond Pin pelo segundo ano consecutivo – o que repetiria várias vezes nos anos seguintes.
Novas metas e oportunidades impulsionaram o crescimento do grupo, e, em 2011, foi inaugurada a Asuka Motors. Ainda em 2013, foi inaugurada a Belcar Veículos Portal. Seguindo a tradição de prêmios Belcar, a Asuka Motors conquistou o prêmio profissional 3 Diamante em apenas um ano de funcionamento, prêmio este concedido pela Mitsubishi Motors. Em junho de 2017 foi a vez de inaugurar a Belcar Motos Santos Dumont e, logo um ano depois, abrir as portas da nova Belcar Motos Cidade Jardim.
Desde 2015, enquanto a Belcar acelera sua expansão, o segmento de concessionários de veículos em Goiás passava por grande crise. Em menos de cinco anos, pelo menos sete grandes marcas fecharam as portas. A Belcar, uma das mais jovens, manteve seu ritmo de expansão.
E de 2017 a 2021?
Sobre expandir os negócios para outras cidades do Estado, Shirley Leal tem os pés no chão. “Temos todas as lojas em Goiânia, por questão de administração, logística e planejamento. Acreditamos no potencial da nossa cidade, e por isso não temos interesse em outros mercados regionais”, conta. A previsão para 2022 é de que haja reformas nas lojas existentes.
“Vamos renovar nossos ambientes para melhor atender nossos clientes, adequando as estruturas e novos padrões exigidos pelas fábricas.”
De todas as mudanças que o novo coronavírus trouxe em 2020, poucos ecossistemas passaram por tantas adaptações quanto o automotivo. Das montadoras que tiveram de suspender a produção de carros novos aos aplicativos de transporte compartilhado, passando pelo ato de vender e comprar automóveis, todas as empresas precisaram se preparar para novos desafios.